Português

Etiquetas do site e Termos de Serviço

Qualquer pessoa que esteja interessada em histórias e discussões sobre O Silmarillion é bem-vindo a unir-se ao SWG! Acima de tudo, queremos que o SWG seja um lugar acolhedor e amigável para todos os usuários e visitantes. Para que isso seja possível, solicitamos a todos que estejam de acordo com nosso código de conduta e termos de serviço. É esperado que todos os membros do SWG sigam os termos do nosso site, assim como o de nossas atuais (e futuras) mídias sociais afiliadas.

Se você tiver alguma dúvida sobre como tornar-se um membro ou sobre nossas expectativas quanto aos usuários do SWG, não hesite em contatar-nos no moderator@silmarillionwritersguild.org

Quem somos?

Fundado em 2005, o Silmarillion Writers’ Guild existe como um lugar para celebrar e discutir o legendarium de Tolkien, e trabalhos transformativos de fãs baseados nas partes deste legendarium contido tanto em O Silmarillion quanto em trabalhos relacionados. Nós acolhemos todos os fãs de Tolkien, desde àqueles que leem seu trabalho pela primeira vez até acadêmicos publicados, assim como criadores com todos os níveis de experiência na área artística escolhida. Nosso grupo dá as boas-vindas a fãs de todos os lugares do mundo, de todas as nacionalidades, religiões, culturas e línguas!

O SWG é um espaço positivo e de mente aberta. Não estamos interessados em encontrar o Cânone Único e Verdadeiro, mas consideramos que há várias maneiras de interpretar os textos e usá-los para fazer fanfics e outros trabalhos transformativos. Drama, trollagem e outras comunicações negativas não são, em absoluto, bem-vindas aqui.

Que tipos de trabalhos aceitamos?

O SWG está focado em O Silmarillion e outros trabalhos relacionados, como os Contos Inacabados e a série História da Terra-Média (HoME, em inglês). Embora a maioria de nós goste de trabalhos baseados em O Senhor dos Aneis e O Hobbit, o SWG somente aceita trabalhos envolvendo os eventos e/ou personagens baseados em O Silmarillion. Se você estiver em dúvida sobre se o seu trabalho é apropriado para o nosso grupo, por favor, veja nossa FAQ em “Silmfic” ou entre em contato com um moderador.

O SWG aceita qualquer tipo de trabalhos escritos, incluindo fanfics, artigos/metas, poesia e outros tipos de textos. Isso inclui todos os gêneros, classificações e todos os tipos de fanfics, independente do relacionamento dos personagens, conteúdo sexual, interpretação do cânone e tamanho. Isso também vale para os artigos/metas sobre qualquer assunto relacionado ao Silmarillion e trabalhos relacionados – inclusive aqueles que abordam uma perspectiva crítica ao trabalho de Tolkien ou explora assuntos como racismo, colonialismo e sexismo no legendarium.

O SWG também aceita trabalhos não-escritos. Assim como com os trabalhos escritos, não colocamos nenhuma restrição em gênero ou interpretação/análise do cânone. Também aceitamos trabalhos em outros idiomas que não sejam o inglês.

O SWG não tem restrições quanto a classificação ou conteúdo da maioria dos trabalhos publicados. A única exceção são as artes visuais. Para estar de acordo com os nossos Termos de Serviço, não podemos subir imagens que representem atividades sexuais gráficas, nudez sexualizada ou situações sexuais envolvendo personagens menores de idade. Para mais informações, por favor cheque nossa FAQ sobre a classificação "Adulto" em trabalhos. Entre em contato com um moderador se você não tem certeza se um trabalho é apropriado para nosso site.

O SWG não aceita trabalhos produzidos exclusiva ou parcialmente usando geradores de conteúdo de inteligência artificial (IA). Leia aqui nossa política de IA.

Etiqueta do Usuário do SWG

O SWG dá as boas-vindas a usuários de formações diversas: de qualquer continente da Terra, falando uma multitude de línguas e trazendo diferentes experiências de vida que moldam as várias maneiras de ver o mundo. Muitos dos usuários do SWG terão diferentes experiências e perspectivas além da sua. Nós abordamos essas diferenças com curiosidade e respeito, mais do que com julgamento. Isso exclui, necessariamente, todos aqueles que acreditam que alguns seres humanos têm mais ou menos valor inerente do que outros. O valor equitativo de todas as pessoas é um dos pontos que mais valorizamos no SWG, e é necessário para as discussões inquisitivas, mas respeitosas, que esperamos e encorajamos aqui.

Comportamento abusivo ou depreciativo não será tolerado em nenhum momento ou em qualquer parte do SWG. Em nosso grupo, não apreciamos ou permitimos qualquer conteúdo nocivo ou que insulte alguém. Ataques a outros membros, baseado em características pessoais (como raça, cor, religião, etnicidade, nacionalidade, idade, sexualidade, identidade de gênero ou expressão, deficiência ou condição médica) é categoricamente inaceitável.

Não exigimos dos usuários que gostem uns dos outros, mas requeremos que sejam civilizados. Se você não gosta de um trabalho, pare de ler e não comente. Se você não gosta de outra pessoa, não interaja. Caso surja um conflito entre você e outro usuário do SWG, contate um moderador para assistência. Não se envolva mais no conflito.

Sob nenhuma circunstância você deve compartilhar publicamente informações pessoais de alguém em qualquer parte do SWG. Isso inclui o nome completo ou real, e-mail, endereço, número de telefone ou qualquer outra informação pela qual essa pessoa pode ser identificada ou contatada contra sua vontade.

Trabalhos devem incluir classificações e avisos (se aplicáveis) corretos, a não ser que você escolha a opção “Autor Escolhe Não Classificar e/ou Autor Escolhe Não Avisar.” Trabalhos classificados como “Jovem” ou “Adulto” devem incluir avisos ou usar a opção Autor Escolhe Não Avisar. (Veja nossa política de classificação e avisos para mais informações).

Cada pessoa pode se registrar para uma única conta no arquivo. A única exceção para essa regra é a criação da conta para um segundo pseudônimo que participe no arquivo de maneira independente da conta principal. Qualquer pessoa interessada em criar uma conta pseudônimo deve ler a FAQ relacionada aos Pseudônimos antes de fazê-lo.

Uso apropriado do arquivo

Se você está arquivando trabalhos antigos conosco, tenha consideração com usuários que estão postando conteúdo novo e publique a maioria (ou todos) os seus trabalhos com datas anteriores, assim eles não inundarão a lista de Mais Recentes. Deve haver somente uma cópia de cada trabalho no nosso arquivo. Não poste um trabalho novo para cada rascunho, revisão ou capítulo.

Autores podem salvar seus rascunhos não publicados no site. No entanto, o SWG não é um depósito de documentos. Nós não nos responsabilizamos pela perda de trabalhos arquivados, publicados ou não, no nosso site. Assegure-se de ter backups de todos os seus trabalhos fora do SWG. No site, você só deve manter rascunhos que realmente tem intenção de publicar.

Somos um grupo internacional e damos as boas-vindas a quem não tem o inglês como língua-mãe, assim como a criadores iniciantes - incluindo trabalhos aos quais se deseja críticas construtivas. Não esperamos perfeição. No entanto, todos os autores devem reler e checar seu trabalhos de acordo com suas habilidades. Trabalhos escritos devem ser organizados em formato de manuscrito (ou seja, separados claramente em frases e parágrafos), a não ser que haja uma intenção estilística específica para tal. Trabalhos não-escritos devem estar em um estágio de compleção no qual possam ser compreendido tal e como estão, ou seja, um desenho completo, ou o capítulo de uma podfic para uma história de multi-capítulos.

Por razões legais, o SWG deve permanecer estritamente sem fins lucrativos. Não use o SGW ou suas redes sociais para solicitar ou oferecer comissões pagas. Se um trabalho foi encomendado, nãoo mencione. Links no seu perfil, trabalhos que você compartilhe no site ou em posts nas redes sociais do SWG não devem redirecionar para sites com os quais você possa lucrar - tais como Kofi, Patreon, GoFundMe, Venmo etc. Violações das regras descritas acima serão imediatamente apagadas.

Uso aceitável do trabalho de outro criador

Por favor, tome cuidado para fazer as devidas referências às fontes que você usar nos seus textos. Por exemplo, autores frequentemente usam as notas no fim de suas histórias para identificar as fontes e criadores que utilizaram, seja por meio de um link ou nomeando especificamente o trabalho que os inspirou. Isso inclui citações diretas dos livros de Tolkien, citações diretas ou material original que pertence a outros autores, e fontes secundárias – como letras de músicas e outros livros/poemas. O não cumprimento desse método resulta em plagiarismo, além de ser considerado não-profissional e antiético. (Veja a Política de Plagiarismo do SWG para mais informações).

De modo a proteger o SWG de infringimento de copyright, é importante que você não reproduza todo ou a maior parte do trabalho com copyright de outra pessoa sem a permissão da mesma. “Permissão” inclui uma permissão por escrito ou a clara nomeação de um trabalho sob a licença ou termos que permitam seu uso. O copyright se aplica a trabalhos feitos por fãs, assim como àqueles feitos por profissionais e publicados tradicionalmente. O uso de imagens deve ser legalmente autorizado, e o trabalho deve dar os devidos créditos ao artista ou fotógrafo, assim como seguir as demais políticas delineadas nas Políticas de Imagem do SWG. Como este é grupo é a “casa” de muitos autores e artistas, é importante que protejamos os direitos dos mesmos – e, assim, protegemos a nós mesmos.

Comentando em trabalhos

O SWG tem um sistema de comentários que permite que seus membros deixem comentários em qualquer tipo de trabalho no site. É esperado dos leitores que leiam as classificações, avisos e notas para evitar trabalhos que os possam chatear, perturbar ou ofender. Se você encontrar um trabalho que acredite não ter as etiquetas corretas de classificação e/ou avisos, ou um trabalho que você sinta que não cabe no nosso site, use o botão de Abuso para notificar os moderadores.

Autores têm a habilidade de escolher que tipo de feedback querem de seus leitores. Enquanto alguns autores buscam ativa e entusiasticamente críticas construtivas, muitos não o fazem, e é esperado dos leitores que escolhem comentar em um trabalho que sigam as preferências do autor por feedback, caso sejam mencionadas. Quando um autor indica que gostaria de crítica construtiva em um trabalho, é de se esperar diplomacia na crítica daqueles que comentam. Se você não está familiarizado com críticas diplomáticas, familiarize-se com as nossas diretrizes de diplomacia antes de fazer uma crítica construtiva.

Comentários que incluam críticas não-solicitadas ou que falhem em seguir as diretrizes de diplomacia serão deletadas a pedidos do autor, e o leitor receberá uma advertência, de acordo com as políticas de comportamento impróprio, descritas abaixo. O leitor não deverá, sob nenhuma circunstância, criticar quaisquer escolhas do autor seja por gênero, casal, interpretação do cânone ou outras.

Inclusão

Nós valorizamos a base diversa que fez do SWG o grupo que é hoje. Queremos que o SWG seja um lugar que não somente acolha, mas também celebre a diversidade e as várias perspectivas que cada fã traz, tanto ao ler as obras de Tolkien quanto ao criar trabalhos baseados em Tolkien.

Isto dito, também reconhecemos que a base de fãs de Tolkien já foi tanto explícita quanto estruturalmente hostil e desdenhosa com fãs de grupos marginalizados – em especial fãs negros, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas descapacitadas. Como o SWG parte do “fandom” e se beneficiou, enquanto organização, de nosso status quo, acreditamos que é nossa obrigação também fazer parte da solução.

Quando uma decisão envolve ou impacta um grupo marginalizado desproporcionalmente, buscamos feedback de fãs que pertençam a esse grupo específico e priorizamos sua opinião na nossa decisão. Nós manteremos um grupo com foco em inclusão para revisar as políticas de grupos e decisões através de uma lente de inclusividade. Qualquer membro do SWG que pertença a um grupo marginalizado pode unir-se a nós. Por favor, entre em contato com um moderador para fazê-lo. Manteremos nossa política de “portas abertas”, na qual qualquer membro pode solicitar entrada nos grupos com foco em inclusão.

Nós também acolhemos trabalhos e discussões que se preocupem com a marginalização no legendarium e no “fandom.” Trabalhos que tenham perspectivas críticas ou uma função reparativa são bem-vindos aqui. Além disso, também acolhemos trabalhos e discussões que abordem marginalização e exclusão dentro do “fandom” e sobre como podemos construir espaços mais inclusivos.

Como lidamos com comportamentos impróprios

Nossa equipe de moderadores evita punições sempre que pode, e prefere trabalhar com membros que seguem nossas regras ao invés de recorrer imediatamente a suspensões. Geralmente, observamos a regra de três advertências, mas isso dependerá do membro demonstrar que está disposto(a) a seguir nossas regras e mostrar esforços para melhorar. Se os moderadores acharem que alguém está agindo deliberadamente para danar o SWG e/ou seus usuários, ou se virmos repetidas violações das regras sem que haja tentativas para melhoria, nos reservamos o direito de suspender a conta da pessoa sem qualquer aviso prévio.

Os moderadores também são usuários que contribuem com o SWG e interagem com outros usuários seja por fóruns públicos – como o sistema de comentários do site – ou pelas mídias sociais afiliadas (atualmente Dreamwidth, Discord, Tumblr e LiveJournal). Os usuários devem estar cientes que os moderadores não falarão publicamente sobre assuntos privados em nenhuma de nossas redes. A não ser que um post ou conversa públicos exijam uma resposta igualmente pública, toda e qualquer correspondência será feita através de mensagens privadas ou por e-mail. Seja público ou privado, no entanto, as comunicações de moderadores sempre serão claramente identificadas como tais. Qualquer assunto oficial do grupo conduzido pessoalmente por um moderador – usando as ferramentas disponíveis no site ou através de nossas contas nas redes sociais – será claramente especificada como tal. Com relativo ao demais, os moderadores têm o mesmo status que qualquer outro usuário do SWG.

Termos de Serviço

  1. Você detém todos os direitos e controle do material que publica no SWG.
  2. Você assume total responsabilidade por usar o site, os serviços e as funções associadas com o SWG. Nós não nos responsabilizamos por qualquer dano que venha a ocorrer durante o uso do site.
  3. O arquivo do SWG e outros serviços de grupos não estão feitos para servir como um sistema de backup de documentos. No caso da perda de dados, não podemos garantir que restauraremos uma ou qualquer parte do material arquivado no site, e tampouco nos responsabilizaremos pela perda de informações. Por favor, certifique-se de fazer backup constante de seus trabalhos.
  4. De acordo com o Ato de Proteção à Privacidade Infantil Online, de 1998 (EUA), o SWG não aceita membros com menos de 13 anos. Ao unir-se ao SWG, os membros atestam que têm 13 anos ou mais, e membros com menos de 18 anos atestam que o fazem com o conhecimento e permissão de um parente ou guardião. Parentes e guardiões devem estar cientes de que o SWG contém conteúdo adulto.
  5. O arquivo do SWG usa uma combinação de classificações e avisos para ajudar membros e visitantes a evitar conteúdos que possam ser ofensivos. No entanto, o SWG não garante que esse sistema seja propriamente utilizado, e não nos responsabilizamos por qualquer material postado em nosso(s) site(s) que esteja com a classificação ou etiquetas incorretas, e/ou que possa ser ofensivo para algumas pessoas.
  6. O SWG pode conter links que levem para fora de nosso site. Tal conteúdo não passa por aprovação ou revisão do SWG, e não podemos garantir a veracidade, adequabilidade ou segurança de tal conteúdo. Os usuários dos sites do SWG acessarão tais materiais por sua conta e risco.
  7. Usar as funções fornecidas pelo SWG para assediar, ameaçar ou spammear outros membros – incluindo sistema de comentários, fóruns de discussão, mensagens privadas ou quaisquer outros meios – resultará na eliminação completa da conta de dito usuário.
  8. Ao se registrar em nosso arquivo ou em qualquer outra função que o SWG possa oferecer, os membros deverão fornecer um endereço de e-mail válido. Caso se descubra que um endereço de e-mail não está funcionando, a conta será bloqueada, e o membro poderá contatar a equipe de moderadores para desbloquear a conta e atualizar o endereço de e-mail. No caso de haver registros em massa de diferentes contas de e-mails inválidos – que não pareçam ter intenções de uso legítimo do site – ou outras atividades suspeitas, os moderadores do SWG se reservam ao direito de deletar tais contas. Contas com atividade legítima tanto no passado quanto no presente (incluindo, mas não limitado a entradas para informações nas páginas de biografia, comentários, postagens de histórias ou podfics, ou a criação de uma lista de favoritos) nunca serão deletadas de acordo com esta regra.

Ao unir-se ao SWG, você reconhece que leu e entendeu os termos escritos acima. Você está concordando em obedecer estes termos e, caso contrário, correrá o risco de ter sua conta suspensa ou deletada. Perguntas deverão ser dirigidas à equipe de moderação em moderator@silmarillionwritersguild.org.